Levantamento da CDL revela redução na inadimplência em Chapecó
A inadimplência relacionada ao crediário no comércio de
Chapecó reduziu nos últimos dois meses, após a elevação registrada em
março e abril deste ano (2,74%). Levantamento do Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), revela
que o índice é baixo e correspondeu a 1,03% em junho, inferior a média
estadual que registrou 2,25% no mesmo período.
- Há uma tendência tradicional da inadimplência reduzir no segundo
semestre do ano, porque os consumidores estabilizam suas contas e se
preparam para comprar novamente – disse o presidente da CDL Chapecó
Gilberto João Badalotti. Ele destaca ainda que no último trimestre de
2012, o índice deverá se aproximar a zero, porque os clientes vislumbram
as compras de Natal e Ano Novo e, para isso, precisam estar com crédito
liberado.
No mês de junho, foram efetuadas 52.488 consultas ao SPC de Chapecó. O
levantamento aponta que foram feitos 4.765 registros, sendo 4.479 de
CPFs e 4.236 reabilitações no período. Esses dados representam 40,15%
mais registros que em junho de 2011 e 21,58% mais reabilitações do que
no mesmo período do ano passado.
Os números revelam a importância do SPC para a concessão de crédito.
No primeiro trimestre de 2012 o valor da inadimplência no município
estava estimado em quase R$ 8 milhões e no mês passado a marca foi de R$
1,8 milhão.
- Isso comprova a recuperação dos valores, com retorno de R$ 1,7
milhão aos estabelecimentos comerciais - complementa o dirigente
lojista.
Segundo levantamento, o total de pessoas inadimplentes no último
trimestre em Chapecó foi de 11.849 pessoas. A maioria mulheres, o que
corresponde a 6.753 e (57%) e solteiros, com 7.610 (64%).
A maior quantidade de registro está no crediário, porém, com pequenos valores que giram na faixa de R$ 250.
As dívidas no cartão são em menor quantidade, no entanto com valores mais altos, em média R$ 631 acima.
- Reduziu o valor das despesas não pagas e aumentou o número de
pessoas devedoras no município, pois no início do ano eram 7.600
endividados - destacou o diretor executivo da CDL Chapecó, Valdemir
Manoel da Silva.
Campanha Reabilite seu crédito
A redução da inadimplência em Chapecó representa o resultado da
campanha “Reabilite seu crédito – fique no verde” que incentiva o
consumidor a regularizar eventuais débitos no comércio.
A orientação é para que o cliente compareça até a loja, faça uma
proposta e negocie a dívida. As vantagens são de ter o nome limpo,
crédito e facilidade para comprar em todas as lojas, além de aproveitar
as promoções e parcelar as compras.
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